O Uso de armas no Wing Chun

Apesar de o Sistema Wing Chun ser focado no combate corpo a corpo, nos seus níveis complementares (quinta e sexta formas) são introduzidos treinos com dois tipos de armas bastante antigas, que são o Bastão de Seis pontos e Meio e as Facas Borboletas ou faca de oito cortes. E mesmo não sendo comum (ou prático) o uso dessas armas nos dias atuais, as mesmas não foram abandonadas nos treinos das escolas tradicionais dessa arte marcial, tendo em vista que o treinamento com essas ferramentas coloca o aluno diante de situações de imprevisibilidade e até mesmo de ameaça de morte, exigindo movimentos ainda mais precisos, tendo em vista que não haveria uma segunda chance para se recuperar.  Além disso, contribuem para melhorar a estabilidade da posição, os movimentos corporais, desenvolve a resistência dos punhos, reforçando o poder dos dedos, das mãos, bem como dos ombros e a flexibilidade do corpo.

Bastão de 6 Pontos e Meio (Luk Dim Bun Gwan- 六點半棍)

 

Também conhecido como “Bastão do Dragão”, tem o comprimento de aproximadamente 3 metros e é a primeira das formas com armas (nível 5 do Wing Chun). Sobre a origem do nome, existem duas interpretações apresentadas entre as diversas famílias/escolas. A primeira delas diz que a forma “Luk Dim Bun Gwan” consistia de “6 (seis) Técnicas e Meia”, sendo que a “meia técnica” era um movimento rápido “de cima para baixo” no final da forma. Já a segunda afirma que não são seis técnicas e meia, mas seis conceitos que podem ser aplicados em um número infinito de técnicas. Assim, não haveria uma “meia técnica”, e que o conceito de “meio” significa um domínio das seis técnicas básicas, resultando numa habilidade de fluir de uma para a outra de forma natural.

Independente da interpretação, o bastão é uma arma pesada, mas possui técnicas rápidas, marcantes e poderosas que focam diretamente no adversário, exigindo assim que não haja desperdício de movimento.

 Facas de Oito Cortes (Bart Cham Dao – 蝴蝶雙刀)

(Uso livre, Sifu Cemil Uylukcu)

Chamadas de “facas borboletas”, possuem uma variação de comprimentos, mas em média têm cerca de 40 centímetros (segundo algumas famílias, o tamanho ideal seria a mesma medida do antebraço do usuário). Muitas pessoas acreditam, erroneamente, que a origem do nome dessa arma vem da quantidade de partes que a forma possui, no entanto, se refere ao número de ângulos diferentes dos cortes dentro da forma (oito).

Essa forma é ensinada no final do curso do Sistema Wing Chun, pois exige que o praticante tenha uma sólida compreensão de todas as formas anteriores, uma vez que as técnicas de faca seguem as técnicas de braço. Entre elas estão inclusos cortes, estocadas, bloqueios semelhantes às técnicas de braço, socos com a faca e técnicas curtas de cotovelo.

Todas as técnicas, teorias e princípios estabelecidos com o treino das facas de oito cortes podem ser facilmente adaptadas para qualquer arma curta, como por exemplo, bastões facas de cozinha ou até mesmo espadas.

Um comentário sobre “O Uso de armas no Wing Chun

  1. Sidnei farias 19 de janeiro de 2022 / 09:54

    Muito bom saber sobre essa arte Marcial.

    Curtir

Deixe um comentário